sábado, 8 de março de 2008

Auto-Mutilação

O que falar desse assunto?
Por exemplo, são quase 9 meses sem auto-mutilação de minha parte.
É um assunto difícil para mim.
Convivo com esse fantasma há mais de 4 anos, sendo que há 9 meses não me auto-mutilo.
Controvérsias há em todos os sentidos.
O que leva uma pessoa a se auto-mutilar?
São vários fatores.
Há aqueles que se cortam por moda, como os emos, e há aqueles que se cortam por conta de um distúrbio ou vários.
Vários são os distúrbios que podem desencadear a auto-mutilação: depressão, ansiedade, transtorno bipolar do humor, transtorno de personalidade borderline, fobia social, síndrome do pânico e tantos outros.
Eu comecei a me cortar por depressão.
Até então eu não tinha um diagnóstico preciso do que eu tinha.
Numa comunidade do orkut, um amigo perguntou num tópico sobre um surto Bipolar tipo I.
Eu tive esse diagnóstico entre tantos outros.
Relato abaixo o post que eu fiz, mostrando a minha cara.

Depois de anos de tratamento, fui diagnosticada com Transtorno Esquizoafetivo Recorrente Grave (mistura de Esquizofrenia e Bipolaridade).
Cheguei a ter um diagnóstico de Bipolar I, passando por uma crise feia. Aliás, várias crises feias.
Mas a mais marcante foi uma vez em que eu ouvia muitas, mas muitas vozes. Elas diziam para eu me cortar e cortar muito. Eu me lembro muito bem de ter praticamente retalhado o meu braço direito (cicatrizes que tenho até hoje, isso já faz 2 anos), quase desmaiar de tanto sangrar, mas me levantei, com raiva ainda e com as vozes me enchendo o saco, comecei a socar a parede até quase sangrar e quebrar minha mão direita (detalhe, o sangue no braço direito escorrendo).
Sentei no chão, me sentindo impotente e tive uma crise de choro convulsiva.
Quando me acalmei um pouco, fui pra janela do apartamento (eu morava no segundo andar do prédio), queria me jogar de lá.
Mas dei as costas, sabia que só ia quebrar alguns ossos.
Lembro-me depois de ter tomado 10 comprimidos de Rivotril de 2mg e 6 de Fenergan e ter dormido por um fim-de-semana inteiro, sem acordar nem pra ir ao banheiro.
Acordei sem noção do tempo mesmo.
Perguntando quando era, o que tinha acontecido.
Aí vi as manchas de sangue.
E continuava o ritual de cortes e sangramentos.
Mas isso é passado.


É uma constante luta todos os dias.
Sei que esses dias tenho andado estranha.
Até que estou sem vontade de me cortar, mas pensei em tomar todos os meus remédios de uma só vez. E pensei e quase fiz isso por 2 vezes em 2 dias seguidos.
A mana falou que ia me cobrir com as suas asas porque as minhas estavam fracas demais.
Isso me lembra de um episódio ocorrido em 2006, pouco antes de eu ir para a clínica.
Num domingo à noite, eu misturei remédio com álcool (e não foi pouco álcool) e senti-me indo embora. Seria finalmente minha liberdade?
Quase me fui por 3 vezes.
A mana me "segurou" no MSN, mas vi tudo indo embora.
Ela me ensinou um segredo que carregamos do campo florido.
Depois que consegui me recobrar um pouco, depois de mais alguns cortes, eu vi a mana do meu lado.
E era de verdade, apesar da distância que nos separava e separa.
Foi uma noite estranha, mas que eu consegui dormir.
Isso foi num domingo, na quarta-feira de manhã da mesma semana eu partia para uma clínica psiquiátrica...
Um dia conto isso com mais detalhes...

6 comentários:

Dany Lynn disse...

Mana...queria dizer muito, mas as palavras transformaram-se em lágrimas que banham meu rosto nesse instante. Lágrimas de felicidade por ter ao meu lado (e estar ao lado) uma pessoa tão linda e maravilhosa como vc.
Saiba que sempre, sempre, não importa as circunstâncias, eu estarei ao seu lado.

Lhe Amo muito, mais do que os anjos podem amar.

Anônimo disse...

Queria amiga procurando uma ajuda na internet, achei o seu blog e lendo seu texto me deparei com uma grande coincidência, minha namorada sofre do mesmo problema, ela ja passou com vários psiquiatras, mas nenhum ate hj resolveu esse problema, gostaria de saber se faz algum tipo de tratamento.
Desde ja mto obridado

Anônimo disse...

Oi,eu li o que você escreveu,e me identifiquei... axo que eu estou passando pelo mesmo.. eu queria muito parar com a alto-multilação, e eu escuto as mesma vozes que vc escutava..e é insuportavel!! Me senti 'bem' em saber que eu não estou sozinha no mundo! (não que eu queira que vc continue com isso, só pra eu me sentir acompanhada) Queria muito uma ajuda, mas infelismente, eu não consigo encontra-la.... Um abraço !!
Só quem passa por isso sabe o quanto é desesperador, e insuportavel viver todas essas coisas.. Pq infelismente, eu vivo para me esconder.. Esconder as lágrimas, os cortes, as cicatrizes...

Anônimo disse...

Bom eu não ouço vozes, mas me auto mutilo, quase sempre, pois sinto um vazio enorme dentro de mim, é como se eu precisasse, sintir uma dor física para eu compreender a dor que sinto, causada por esse vazio. Comecei me arranhando, depois me cortando e para eu me sentir melhor preciso que esses cortes sejam cada vez mais profundos para eu me ver sangrar.
Isso tem me deixado contrangida de sair por causa das cicrtrizes e também tenho tido fobia de sair sozinha. Queria muito conversar com pessoas que conseguiram sair disso

Anônimo disse...

nao ando me sentindo muito bem a algum tempo,
tenho cicatrizes de anos atras que cobrem meu braco por completo de tanto cortar e queimar tambem.

isso me acarretou problemas na bebida tanto que meu estomago esta um lixo.

nao escuto vozes mas tenho um desejo incontravel de me cortar toda e depois d efaezr isso parece que surge algum tipo de "prazer"

sou muito depressiva e isso est apiorando

nao sei nem porque estou escreveno isso , talvez como um desabafo

Anônimo disse...

Olá comecei a me ato mutilar, mais ainda não me cortei com objetos. Mais ando me cortando com as unhas, estou toda machucada, o rosto, os braços a cabeça e o colo quase no peito. Não sei explicar porque faço isso, mais preciso fazer pra ver se a raiva sai. Outro dia eu peguei um canivete pra me cortar mais acabei que não me cortei, mais não sei até quando eu vou conseguir não fazer.
Será que vocês podem me ajudar?